Pular para o conteúdo principal

Processos de fabricação - Usinagem

Torno mecânico


   É uma máquina ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica. Operam fazendo girar a peça a ser usinada presa em um cabeçote de 3 ou 4 castanhas, enquanto um ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço contra a superfície da peça, removendo material, chamado cavaco.
   Permite a usinagem de vários componentes mecânicos, possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.




Fresadora 


   Assim como o torno, é uma máquina destinada a usinagem de materiais. Possui movimento contínuo, removendo cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa com movimentos simultâneos entre a mesma e a peça.

                                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processos de fabricação - Extrusão

Extrusão    O processo de extrusão consiste na transformação de um tarugo cilíndrico em um perfil estrutural, através da compressão do tarugo de alumínio contra uma matriz que contém um orifício através do qual escoa o alumínio , que tem assim seu diâmetro reduzido , transformando-se em um perfil, que pode ter diferentes tipos de aplicação em diversos tipos de produtos. Podem ser de extrusão direta, extrusão indireta e extrusão com força de atrito ativa.
                                Campos  de atuação da Engenharia Mecânica Mecânica automotiva : A mecânica automotiva cuida do conserto e manutenção dos automóveis, seu estudo está dividido em várias partes. Mecânica Motriz A parte motriz de um veículo é responsável pelo seu movimento. Os motores a álcool, gasolina, gás, flex ou diesel etc. possuem o mesmo princípio de funcionamento, sendo constituído de partes fixas e partes móveis. As partes fixas sustentam as partes móveis Partes de um motor a explosão Partes Fixas Cabeçote  : Cabeça do motor   ou cabeçote   é a nomenclatura usada para se referir a parte integrante de um mecanismo. Num motor de combustão interna, cabeça do motor é a tampa de fechamento da parte superior do bloco de cilindros e consiste numa plataforma perfeitamente fresa de modo ajustar-se ao bloco metal a fim de oferecer resistência às explosões. Atualmente a Cabeça do motor é a parte superior da câmara de combustão e onde se localizam as velas