Pular para o conteúdo principal

Curiosidades

Engenharia mecânica e algumas curiosidades

   Desde a pré-história, o homem sempre procurou facilitar suas tarefas diárias, visando automatizá-las e reduzir seu trabalho. O emprego de dispositivos mecânicos - como os que hoje engenheiros mecânicos utilizam, porém com maior tecnologia e adaptados à realidade atual - remonta aos tempos antigos. Entre os primeiros exemplos destes sistemas, pode-se citar controles de vazão e nível nos reservatórios de água na Roma Antiga, o relógio mecânico inventado no século XII e a máquina aritmética da Pascal, do século XVII.
   Com a Revolução Industrial, a mecanização ganhou novo fôlego e deu um salto tecnológico, com a criação de evoluídas máquinas de tecelagem, moagem, a vapor e até de criptografia, como a criação das gráficas de jornais (época do surgimento da imprensa).
   Nos tempos atuais, o advento dos computadores e constante digitalização são fatores que mais contribuem para aplicação e modernização dos sistemas de controle desenvolvidos há centenas de anos pelo homem; e a engenharia mecânica tem importante espaço neste setor. Ela contribui com a concepção e manutenção de novos projetos que visem facilitar e acelerar o desenvolvimento tecnológico e humano.


Curiosidades sobre a mecânica de Leonardo da Vinci

-Leonardo Da Vinci planificou várias máquinas voadoras, entre elas, o parafuso aéreo que inspirou o primeiro modelo de helicóptero!
-Leonardo Da Vinci acreditava que a visão era o sentido mais importante de todos! Foi através da experiência empírica que este construiu grande parte da sua obra no ramo da engenharia e mecânica valorizando dessa forma uso dos sentidos. Os esboços de um tanque semelhante a uma tartaruga e os de um “Ornithopter” (máquina voadora com asas movíveis semelhantes as das aves) são alguns exemplos.
-Leonardo da Vinci desenhou o que se pensa ser o primeiro fato de mergulho funcional do mundo, apesar de tal feito ter sido atribuído ao alemão Karl Heinrich Klingert em 1797.
-Leonardo esboçou várias máquinas de guerra entre elas, um tanque de combate e catapultas de contrapeso e braço flexível, contribuindo assim para o avanço da engenharia militar.No entanto, apenas o fazia como meio de subsistência na medida em que mostrava um enorme desprezo pelas guerras humanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processos de fabricação - Usinagem

Torno mecânico    É uma máquina ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica. Operam fazendo girar a peça a ser usinada presa em um cabeçote de 3 ou 4 castanhas, enquanto um ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço contra a superfície da peça, removendo material, chamado cavaco.    Permite a usinagem de vários componentes mecânicos, possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções. Fresadora     Assim como o torno, é uma máquina destinada a usinagem de materiais. Possui movimento contínuo, removendo cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa com movimentos simultâneos entre a mesma e a peça.                                       

Processos de fabricação - Extrusão

Extrusão    O processo de extrusão consiste na transformação de um tarugo cilíndrico em um perfil estrutural, através da compressão do tarugo de alumínio contra uma matriz que contém um orifício através do qual escoa o alumínio , que tem assim seu diâmetro reduzido , transformando-se em um perfil, que pode ter diferentes tipos de aplicação em diversos tipos de produtos. Podem ser de extrusão direta, extrusão indireta e extrusão com força de atrito ativa.
                                Campos  de atuação da Engenharia Mecânica Mecânica automotiva : A mecânica automotiva cuida do conserto e manutenção dos automóveis, seu estudo está dividido em várias partes. Mecânica Motriz A parte motriz de um veículo é responsável pelo seu movimento. Os motores a álcool, gasolina, gás, flex ou diesel etc. possuem o mesmo princípio de funcionamento, sendo constituído de partes fixas e partes móveis. As partes fixas sustentam as partes móveis Partes de um motor a explosão Partes Fixas Cabeçote  : Cabeça do motor   ou cabeçote   é a nomenclatura usada para se referir a parte integrante de um mecanismo. Num motor de combustão interna, cabeça do motor é a tampa de fechamento da parte superior do bloco de cilindros e consiste numa plataforma perfeitamente fresa de m...