Pular para o conteúdo principal

Conceito da engenharia mecânica

Engenharia mecânica é o ramo da engenharia que aplica os princípios da engenhariafísica e ciência dos materiais para a concepção, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos. É o ramo da engenharia que envolve a concepção, produção e operação de máquinas e ferramentas. É uma das mais antigas e mais ampla das disciplinas de engenharia. Engenheiros mecânicos projetam e constroem motoresusinas de energia, entre outros.
A área de engenharia requer uma compreensão dos conceitos básicos, incluindo mecânica, cinemática, termodinâmica, ciência dos materiais, análise estrutural e eletricidade. Engenheiros mecânicos usam esses princípios fundamentais, juntamente com ferramentas como engenharia auxiliada por computador, e gestão do ciclo de vida do produto para projetar e analisar fábricas, equipamentos e máquinas industriais, sistemas de aquecimento e refrigeração, sistemas de transporte, aeronaves, embarcações, robótica, dispositivos médicos, armas e outros.
O surgimento da engenharia mecânica pode ser rastreado a até vários milhares de anos atrás. Como um campo específico do conhecimento, no entanto, surgiu durante a revolução industrial da Europa do século XVIII. Como ciência, surgiu somente no século XIX, como resultado de desenvolvimentos no campo da física. O campo tem evoluído continuamente para incorporar os avanços em tecnologia. Os engenheiros mecânicos de hoje estão buscando empreendimentos em áreas como mecatrônica e nanotecnologia. A engenharia mecânica sobrepõe-se com a engenharia aeroespacial, engenharia metalúrgica, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de petróleo, engenharia de produção, engenharia química e outras disciplinas de engenharia para quantidades variadas. Engenheiros mecânicos também podem trabalhar no campo da engenharia biomédica, especificamente com biomecânica, fenômenos de transporte e modelagem.

Stephen Timoshenko

Timoshenko estabeleceu-se nos Estados Unidos em 1922, onde trabalhou na Westinghouse Electric Corporation de 1923 a 1927. Foi então professor da Universidade de Michigan. A partir de 1936 foi professor da Universidade Stanford.
É considerado o pai da moderna engenharia mecânica. Foi membro fundador da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia. Escreveu diversos livros fundamentais nas áreas de mecânica, teoria da elasticidade e resistência dos materiais, sendo muitos deles ainda utilizados atualmente.
Em 1964 fixou residência em Wuppertal, onde faleceu em 1972. Após ser cremado, foi sepultado no Alta Mesa Memorial Park.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processos de fabricação - Usinagem

Torno mecânico    É uma máquina ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica. Operam fazendo girar a peça a ser usinada presa em um cabeçote de 3 ou 4 castanhas, enquanto um ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço contra a superfície da peça, removendo material, chamado cavaco.    Permite a usinagem de vários componentes mecânicos, possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções. Fresadora     Assim como o torno, é uma máquina destinada a usinagem de materiais. Possui movimento contínuo, removendo cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa com movimentos simultâneos entre a mesma e a peça.                                       

Processos de fabricação - Extrusão

Extrusão    O processo de extrusão consiste na transformação de um tarugo cilíndrico em um perfil estrutural, através da compressão do tarugo de alumínio contra uma matriz que contém um orifício através do qual escoa o alumínio , que tem assim seu diâmetro reduzido , transformando-se em um perfil, que pode ter diferentes tipos de aplicação em diversos tipos de produtos. Podem ser de extrusão direta, extrusão indireta e extrusão com força de atrito ativa.
                                Campos  de atuação da Engenharia Mecânica Mecânica automotiva : A mecânica automotiva cuida do conserto e manutenção dos automóveis, seu estudo está dividido em várias partes. Mecânica Motriz A parte motriz de um veículo é responsável pelo seu movimento. Os motores a álcool, gasolina, gás, flex ou diesel etc. possuem o mesmo princípio de funcionamento, sendo constituído de partes fixas e partes móveis. As partes fixas sustentam as partes móveis Partes de um motor a explosão Partes Fixas Cabeçote  : Cabeça do motor   ou cabeçote   é a nomenclatura usada para se referir a parte integrante de um mecanismo. Num motor de combustão interna, cabeça do motor é a tampa de fechamento da parte superior do bloco de cilindros e consiste numa plataforma perfeitamente fresa de modo ajustar-se ao bloco metal a fim de oferecer resistência às explosões. Atualmente a Cabeça do motor é a parte superior da câmara de combustão e onde se localizam as velas